Claudiana Lamarche

29 de jul de 2021

Alvenaria estrutural

Atualizado: 12 de ago de 2021

A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente, utilizando peças industrializadas de dimensões e peso que as fazem manuseáveis, ligadas por argamassa, tornando- o um conjunto monolítico.

O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura. Neste sistema, a parede não tem apenas a função de vedação (dividir ambientes); ela desempenha também o papel de estrutura da edificação. Esta solução permite construir desde simples muros, residências e edifícios de diversas alturas até hipermercados e indústrias.

Tipos de alvenaria estrutural

Este tipo de estrutura pode ser dividido em 2 tipos:

  • Alvenaria Estrutural Não Armada

É formada por uma parede com função de suporte, não havendo armaduras. Este sistema vem sendo tradicionalmente utilizado em edificações de pequeno porte, como residências e prédios de até 8 (oito) pavimentos.

  • Alvenaria Estrutural Armada

É um processo construtivo caracterizado por apresentar cavidades preenchidas com graute envolvendo a armadura aço. Pode ser adotada em edificações com até 20 pavimentos.

* alguns autores consideram ainda a alvenaria estrutura parcialmente armada

O Graute é um concreto com agregado fino e alta plasticidade que preenche os furos, solidariza as armaduras e aumenta a resistência mecânica do sistema. É utilizado para preencher vazios dos blocos em pontos onde se quer aumentar a resistência localizada da alvenaria e também preenchimento das canaletas das vergas e contravergas.

O grauteamento deve ser feito no mínimo após 16 horas do assentamento das paredes. Os blocos devem ser molhados antes do lançamento do graute.

As juntas horizontais devem ter espessura de 10 mm +-3 mm, exceto as juntas horizontais de primeira fiada, que devem ter de 5 mm a 20 mm.

Principais tipos de alvenaria estrutural

  • Alvenaria de pedra argamassada;

  • Alvenaria de tijolos maciços;

  • Alvenaria de blocos vazados de concreto;

  • Alvenaria de blocos cerâmicos;

  • Alvenaria de blocos sílico-calcários.

O bloco é o componente básico da alvenaria. Estas peças industrializadas podem ser moldadas em: Cerâmica; Concreto; Sílico-calcáreo ou maciços

Fonte: 113ddda23326ff0b35551ec4fe63a716.jpg (382×378) (pinimg.com)

Os blocos de concreto, utilizados na execução de alvenaria estrutural, devem ser inspecionados no recebimento e antes do seu uso, de forma a detectar não inconformidades. Os materiais devem ser armazenados na ordem do recebimento e de forma que permitam inspeção geral e sejam identificados conforme o controle a ser realizado. Em relação à estocagem desses blocos, de acordo com a ABNT NBR 15961-2/2011, devem ser observados os seguintes itens:

  • Os blocos devem ser descarregados em uma superfície plana e nivelada, que garanta a estabilidade da pilha.

  • Os blocos devem ser empregados preferencialmente na ordem do recebimento.

  • Deve haver indicação das resistências, identificando o número do lote de obra e o local de sua aplicação.

Aspectos a considerar para provas

  • Coxim: Elemento estrutural não contínuo, apoiado na parede, para distribuir cargas concentradas.

  • Enrijecedor: Elemento vinculado a uma parede estrutural, com a finalidade de produzir um enrijecimento na direção perpendicular ao seu plano

  • Excentricidade: Distância entre o eixo de um elemento estrutural e a resultante de uma determinada ação que atue sobre ele

  • Flange: Comprimento de trecho de alvenaria, fora do plano da seção, considerado para aumento de rigidez da seção transversal.

Numa parede de alvenaria, quando se coloca um carregamento localizado sobre apenas uma parte de seu comprimento, tende a haver um espalhamento dessa carga ao longo de sua altura. A parede mais carregada em um pavimento define a resistência dos blocos a serem utilizados em todas as paredes daquele pavimento. e no caso de contraventamentos simétricos em relação à direção em que atua o vento que se deseja analisar, haverá apenas translação dos pavimentos.