Claudiana Lamarche

19 de ago de 2021

Levantamentos topográficos: Introdução

Planimetria é o conjunto de processos para obtenção da projeção horizontal, ou seja, a representação em planta do terreno. Para isso, é necessária a determinação de distâncias e ângulos horizontais (coordenadas X e Y). Por outro lado, na altimetria nós iremos determinar as distâncias e os ângulos verticais, ou seja, iremos considerar o eixo Z. Com esse processo é possível determinar a altura de todos os acidentes em relação ao plano topográfico (relevo). Assim, nós temos a vista lateral do terreno, ou seja, o seu perfil.

Ao abordar inicialmente o assunto, comecemos falando das medições necessárias fazer para a concretização do levantamento topográfico, que são as distâncias e ângulos (coordenadas polares), sobre as quais se pode fazer a seguinte subdivisão:

Distâncias

  • Inclinadas (planimetria + nivelamento)

  • Horizontais (planimetria)

  • Verticais (desníveis)- nivelamento

Ângulos

  • Horizontais ou azimutais ( rumos e os azimutes- planimetria)

  • Verticais ou zenitais (planimetria + nivelamento)

As medidas das distâncias horizontais podem ser determinadas de maneira direta ou indireta. No método direto, iremos utilizar trenas ou equipamentos. Nesse caso, iremos medir a distância entre dois pontos. Porém, às vezes temos limitações para realizar as medidas e é aqui que entra o método indireto, ou seja, conceitos de trigonometria.

As medições angulares horizontais e verticais devem ser realizadas pelo método das direções em série de leituras conjugadas.

Existem três tipos de levantamentos topográficos, sendo eles planimétrico, altimétrico e planialtimétrico, vejamos:

1.LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO (no plano)

O levantamento topográfico planimétrico, também chamado de planimetria, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área. Esse tipo de levantamento é usado principalmente para determinar os limites de um terreno.

2. LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO ALTIMÉTRICO (nivelamento)

Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada. (Registra o grau de declividade de um terreno)

Anteriormente, nós estudamos apenas sobre o traçado em planta, determinando as medidas e ângulos horizontais, certo? Agora, iremos considerar o plano vertical, ou seja, as cotas ou as altitudes dos pontos do levantamento topográfico. Na altimetria podemos realizar o levantamento geométrico, trigonométrico e barométrico para determinar o nivelamento.

Os principais tipos de Nivelamento:

  • GEOMÉTRICO: mais preciso dos métodos de nivelamento realizado através de visadas horizontais utilizando como instrumentos: níveis topográficos e miras verticais graduadas, não sendo realizados cálculos com ângulos.

No levantamento geométrico, o profissional instala um nível em determinado ponto do terreno, realizando visadas horizontais a duas miras, localizadas em dois pontos.

  • TRIGONOMÉTRICO: Calcula indiretamente as alturas por meio dos ângulos verticais, utilizando os princípios trigonométricos e é realizado através de Teodolitos e Estações totais com visadas com qualquer inclinação. Mais rápido que o Geométrico, menos preciso.

* Os teodolitos são os aparelhos utilizados para medir os ângulos horizontais (azimutais) e verticais (zenitais).

* As estações totais são os instrumentos electrónicos mais utilizados em topografia. São constituídos por um teodolito eletrônico e um instrumento de medição electro-óptica (EDM)

  • BAROMÉTRICO: Baseia-se na relação existente entre a pressão atmosférica e a altitude. Tem pouca precisão. Há necessidade de se efetuar correções devido à Maré Barométrica. Dispensa visibilidade entre os pontos a nivelar. Utiliza aneróides para a determinação da pressão atmosférica no campo.

O Princípio da Vizinhança é um novo ponto estabelecido deve ser amarrado ou relacionado a todos os pontos já determinados, para que haja uma otimização da distribuição dos erros.

3. LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO

Esse estudo traz informações sobre a diferença de nível do terreno. Esse tipo de trabalho consiste na união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico.

Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo.

* Não confunda cota com altitude. A cota se refere à altura referida a uma superfície de nível arbitrária, ao passo que, a altitude leve como referência o nível do mar.