Claudiana Lamarche

31 de jul de 2021

Processos de tratamento dos esgotos

Sabemos que vários processos de tratamento de esgoto e que a escolha do processo ideal, baseia-se principalmente no nível de eficiência desejado. Para provas de concursos públicos, geralmente, considera-se a classificação do tratamento dos esgotos em níveis de eficiência: preliminar, primário, secundário ou terciário.

Tratamento preliminar?

O Tratamento preliminar é responsável pela remoção de sólidos grosseiros e areia presentes no esgoto afluente por processos mecânicos ou físicos (manual ou mecânica). Tem como objetivo evitar o acúmulo/entupimentos/obstruções de sólidos grosseiros e material inerte e abrasivo nas tubulações e demais unidades da ETE.

  • Mecanismos físicos: Peneiramento e sedimentação

  • Equipamentos e métodos: Desarenador, caixa de areia, grades grosseiras e médias

Tratamento primário

O Tratamento Primário envolve unidades de tratamento que adotam decantadores primários (promovem a sedimentação das partículas em suspensão, óleos ...).

  • Mecanismos físicos: Decantação

  • Equipamentos e métodos: Decantador primário

Nesta etapa, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação. Os reagentes utilizados são denominados de coagulantes, que normalmente são o Sulfato de Alumínio e o Cloreto Férrico.

Nesta etapa também poderá ser necessária a utilização de um alcalinizante (Cal Hidratada ou Cal Virgem) que fará a necessária correção de pH para uma atuação mais efetiva do coagulante.

Na coagulação ocorre o fenômeno de agrupamento das impurezas presentes na água e , na floculação, a produção efetiva de flocos. A floculação pode ser Floculação pericinética e Floculação ortocinética

Decantadores são unidades destinadas à remoção de partículas presentes na água, pela ação da gravidade. Podem ser çppconvencionais ou de baixa taxa, e de elementos tubulares ou de alta taxa.

Tratamento secundário

Destina-se à degradação biológica de compostos carbonáceos nos chamados lagoas anaeróbias/reatores anaeróbios (que utilizam das bactérias para a decomposição da matéria orgânica presente no esgoto). Vale ressaltar que alguns autores classificam as lagoas anaeróbias ou reatores anaeróbios como tratamento primário, mas em provas costumam estar como secundário, ok?.

  • Mecanismos físicos: Digestão aeróbica e anaeróbica

  • Equipamentos e métodos: Lagoas de estabilização, filtros biológicos, iodos ativados, biofiltros, reatores anaeróbicos...

Em alguns casos, apenas com o tratamento secundário, se obtém valores que permitem o lançamento do efluente diretamente no corpo receptor. Casos em que o tratamento secundário não remove nitrogênio e fósforo nos percentuais exigidos pelo órgão ambiental, utiliza-se o tratamento terciário.

a) A remoção de nitrogênio é normalmente realizada no processo de lodos ativados.

b) Já a remoção de fósforo, geralmente é realizada através de tratamento químico, utilizando-se sulfato de alumínio, cloreto férrico, dentre outros.

Tratamento secundário

O tratamento terciário é aquele que se destina à remoção de organismos patogênicos, a chamada desinfecção, isto depende das características do efluente (nutrientes, organismos patogênicos e compostos não biodegradáveis).

  • Equipamentos e métodos: Disposição no solo, desinfecção, cloração, lagoa de maturação.