Claudiana Lamarche

28 de jul de 2021

Retrossifonagem

Retrossifonagem é o nome para o fenômeno de intrusão da água servida na instalação de abastecimento de água potável, devido à ocorrência de pressões negativas.

  • Ocorre em aparelhos sem separação atmosférica, isto é, quando o nível de transbordamento é superior ao nível da entrada de água potável;

  • pode ser evitada fazendo a alimentação de água dos aparelhos sujeitos à retrossifonagem em coluna, barrilete e reservatórios independentes prevista com a finalidade de abastecê-los;

  • Também pode ser evitada se colocar a tubulação de ventilação na coluna que abastece o aparelho possível de retrossifonagem à jusante e logo após o registro de gaveta.

*Reservatórios, caixas de descarga e outros aparelhos estão sujeitos à retrossifonagem.

A norma NBR recomenda que nos casos de instalações que contenham válvulas de descarga, a coluna de distribuição deverá ser ventilada. Porém, é recomendável a ventilação da coluna independentemente de haver válvula de descarga na rede. A ventilação é importante para evitar a possibilidade de contaminação da instalação devido ao fenômeno chamado retrossifonagem.

A coluna de separação é um dispositivo contra esse fenômeno, que consiste em um tubo grande em forma de U invertido, alto o suficiente, de forma que sob condições de refluxo, qualquer ação de sifonagem é quebrada pela vaporização da coluna.

A válvula reguladora de pressão é um regulador responsável por evitar a flutuação da pressão no sistema, controlando a pressão à medida que é percorrida através de um atuador ou outra parte de um sistema pneumático.
 
Para a pressão do ar dentro de uma faixa de pressão apropriada, a pressão deve ser ajustada baixa o suficiente para que possa variar entre sem alterar os requisitos mínimos e máximos do sistema.
 
Em certas aplicações, uma válvula reguladora de pressão deve garantir que a saída de pressão de ar permaneça constante, independentemente das mudanças de pressão em pontos anteriores no sistema e alterações no fluxo.