Claudiana Lamarche

30 de jul de 2021

Sumidouro

Para a disposição do esgoto após a fossa séptica tem-se algumas opções que são geralmente utilizadas, lembrando que o seu uso podem ser isoladas ou combinadas:

  • A primeira é o SUMIDOURO, que é usado quando o lençol freático (nível de água) é muito profundo, ou seja, acima de 1,5m, assim o esgoto tratado é infiltrado em camadas mais profundas.

  • A segunda opção é usar um FILTRO ANAERÓBIO logo após a fossa séptica quando se tem o lençol freático muito alto (perto do solo). Após esse segundo tratamento do esgoto, o mesmo pode ser lançado em um sistema de valas de infiltação.

  • A terceira são as valas de infiltração que é uma vala escavada no terreno, com uma tubulação que distribui o esgoto sobre uma camada de pedra britada. Depois de passar pelas pedras, o esgoto infiltra no terreno.

O sumidouro é parte do sistema da fossa séptica e desempenha uma das etapas no tratamento dos efluentes. É um tanque instalado ao lado da fossa séptica. Ele é responsável pela etapa final de tratamento primário do esgoto, ou seja, quando o líquido é filtrado e pode ser reaproveitado ou devolvido para o meio ambiente.

O tamanho do sumidouro vai depender do número de pessoas que utilizam o sistema e da capacidade de infiltração do terreno. Terrenos arenosos têm boa capacidade de infiltração e o sumidouro tende a ser pequeno. Terrenos argilosos ao contrário necessitam de sumidouros grandes.