Claudiana Lamarche

22 de jul de 2021

índices físicos dos solos: Parte 1

Os índices físicos são relações entre volumes, entre pesos ou entre pesos e volumes das três fases constituintes de um solo e prestam-se para avaliar as condições em que o solo se encontra. Os índices físicos são de extrema importância para melhor caracterizar o material, dando informações sobre as proporções entre as fases sólida, líquida e gasosa que o compõe.

Vejamos as 3 fases do solo

1. RELAÇÃO ENTRE VOLUMES

  • Índice de vazios (e)

0 índice de vazios do solo presta-se para medir a variação do arranjo estrutural provocada pelo transcurso do tempo e pelas condições de carregamento a que o mesmo estiver submetido. Por definição, o índice de vazios é a relação entre o volume vazio e o volume de sólidos presente no solo:


 

  • Porosidade (n)

A porosidade se assemelha muito ao índice de vazios do solo, entretanto, ela é uma razão dos vazios do solo com o volume total da amostra.

* a porosidade é geralmente expressa em porcentagem.

  • Grau de saturação do solo (S)

O grau de saturação do solo representa o volume de água contida nos vazios do solo.

2. RELAÇÃO ENTRE PESOS E VOLUMES

  • Peso específico aparente do solo (ɣ)

O peso específico aparente do solo é a relação entre o peso total do solo e o volume total do solo

  • Peso específico aparente do solo seco (ɣ)

Não há água no solo, o peso total vai ser o peso das partículas sólidas. Logo: umidade igual a zero (h=0). O peso específico é a relação entre o peso total do solo e o volume total do solo

  • Peso específico de solo saturado (γ sat) : O mais comum

Todo o volume vazio está preenchido por água.

3. TEOR DE UMIDADE

A umidade é definida como a relação entre o peso da água e o peso dos sólidos em uma porção do solo, sendo expressa em percentagem.