Agregados para a construção civil - parte 2

Os agregados são fragmentos popularmente conhecidos como “areias” e “pedras”. São grãos que não têm volume nem forma definidos. Geralmente, tais materiais são inertes com propriedades e dimensões adequadas para serem utilizados no concreto, trabalhando em conjunto com o concreto.
A influência do agregado sobre a resistência do concreto costuma ser negligenciado porque as partículas dos agregados são muitos mais resistentes do que a matriz do cimento e do que a zona de transição, salvo exceções.
Podemos ressaltar também que a resistência à compressão do concreto é normalmente muito inferior à resistência individual dos dois componentes principais: agregados e pasta de cimento. Essas anomalias de comportamento podem ser explicados com base em sua microestrutura, especialmente em função da existência da zona de transição.
Para facilitar o nosso estudo vamos separar os agregados em basicamente dois tipos, sendo estes, os mais cobrados em provas:
agregados miúdos: Areia, fíler, pó de pedra..
agregados graúdos: Brita ou pedra britada, bica corrida, rachão, cascalhos ou seixos rolados, pedras de mão..
Areia
As areias costumam ser usados na fabricação de argamassa para contra-piso, reboco, argamassa colante e também nos concretos.
São encontradas em várzeas e leitos ou em camadas de barrancos, em seu estado natural, e esta passa na peneira 4,8 mm
Fíler
Agregado de graduação menor que 0,07 mm. Material que atravessa a peneira 200, sendo este, encontrado decantado em tanques das instalações de lavagem de brita
Pó de pedra
Também chamado de areia artificial, é o material obtido por fragmentação de rocha que atravessa a peneira 4,8mm
DICA! O inchamento de agregado miúdo é o fenômeno de variação do volume provocado pela adsorção de água livre pelos grãos e que incide sobre a sua massa unitária
Brita ou pedra britada
Trituração da rocha (granito, gnaise, basalto). Agregado obtido a partir de rochas compactadas que ocorrem em depósitos geológicos (jazidas) pelo processo industrial de fragmentação controlada.
Segundo a sua granulometria, a brita é encontrada como:
Brita 0: (4,8 - 9,5mm)
Brita1: (9,5 - 19mm)
Brita 2: (19 - 25mm)
Brita 3: ( 25 - 50mm)
Brita4: ( 50 - 76mm)
Bica corrida
Material britado que não passou por qualquer processo de separação das frações britadas ( se encontra à saída do britador)
Rachão
Agregado constituído do material que passa no britador primário e é retido na peneira 76mm. É a fração acima de 76 mm da bica corrida primária
Seixo rolado ( vamos considerar aqui como cascalhos)
É o material encontrado fragmentado na natureza, quero nos fundos dos leitos dos rios, quer em jazidas. Retidos na peneira 4,8mm
Pedra de mão (marroada) ou rachão
A pedra de mão ou marroada, na maioria das vezes, é empregada em obras de pavimentação ou em contenções, como gabião ou, ainda, em concreto ciclópico, que é o concreto com pedra. Sua aplicação é justificada em peças de grandes dimensões e com maquinário específico. O equipamento utilizado na preparação do concreto ciclópico deve atender aos mesmos requisitos estabelecidos na especificação do concreto de cimento portland.
DICA! Para agregados graúdos a serem utilizados em concreto, o índice de desgaste por abrasão Los Angeles deve ser inferior a 50% em massa do material inicial.
A dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode ser superior em 20% a espessura nominal do cobrimento.
_____Se não se recorda do teste Los Angeles, lembre-se que é a resistência ao desgaste superficial dos grãos submetidos a atrito sem se quebrar quando manuseado. É medida na "máquina Los Angeles"composto por um tambor cilíndrico que gira durante um tempo estabelecido tendo em seu interior o agregado + bolas de ferro fundido.
* Grãos inócuos: Constituídos por minerais que não reagem em contato com a pasta de cimento e apresentam resistência física mecânica adequada.