top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRAS- Alojamentos-Parte 3


Os alojamentos de canteiros de obras são os locais utilizados para descanso e pernoite dos trabalhadores alojados no local. Muito recorrente em concursos públicos, é importante você dar uma boa lida em todas as diretrizes

Para começar, vamos tratar de sua localização, os alojamentos não podem estar situados em subsolos ou porões das edificações e não é permitido alojamentos nem refeitórios em porões ou subsolos.

  • Cobertura com proteção das intempéries;

  • Piso de concreto, cimentado, madeira ou equivalente;

  • Paredes de alvenaria, madeira ou equivalente.

  • Proibido cozinhar e aquecer refeições dentro do alojamento.


Chamo a sua atenção para as diretrizes das camas dos alojamentos que podem ter camas simples ou camas duplas (beliches), porém são proibidas camas triplas (proibido o uso de 3 ou mais camas na mesma vertical ("treliches").

  • Dimensões mínimas das camas são de 0,8 m e largura e 1,9 m de comprimento;

  • Colchão de densidade 26 e espessura mínima de 10 cm;

  • No caso de beliches a cama superior deve possuir proteção lateral e escada de acesso.

Não são admitidas redes e colchonetes em substituição às camas, além disso, as camas devem apresentar lençol, fronha e travesseiro. O cobertor é obrigatório caso as condições climáticas assim o exigirem.

Bebedouros

Todos os alojamentos é obrigatório possuir bebedouros de jato inclinado ou similar com água potável, filtrada e fresca na proporção de 1 para cada grupo de 25 trabalhadores ou fração.

Não confunda o deslocamento das instalações sanitárias (150 metros) com o deslocamento dos bebedouros. Para os bebedouros é necessário que sejam distribuídos de modo que o deslocamento de qualquer posto de trabalho ao bebedouro não seja superior a 100 m no plano horizontal nem superior a 15 m no plano vertical.

Caso não seja possível tal diretriz supracitada, deve-se garantir recipientes portáteis hermeticamente fechados com água potável, filtrada e fresca, sendo proibido o uso de copos coletivos. Pra regiões de clima quente, a água fornecida deve ser refrigerada (NR-18 não especifica o que é considerado como clima quente, mas adota-se o bom senso)

bottom of page