top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Classe e resistência do concreto: O que estudar para provas de concursos públicos


Neste post, irei falar sobre as classes e a resistência do cimento. Fiz um post sobre os tipos de cimento Portland. Clique aqui ).


Bom, quem Já fez o uso de um concreto dosado na central, sabe da importância de conhecer bem a classe e a resistência do concreto. E esse, também é um assunto recorrente em provas de concursos públicos, e neste post vou tentar fazer um apanhado do que as bancas mais cobram.


O FCK (em mpa) do concreto é uma sigla que significa resistência característica do concreto à compressão (Feature Compression Know). Este valor é primordial para a realização do cálculo estrutural e para obtê-lo, utiliza-se um cálculo relativamente simples, normatizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Para se iniciar o teste de resistência é necessário moldar corpos de prova com amostra do concreto produzido, desformá-los após 24 horas e deixá-los em cura por 28 dias.


Segundo a ABNT NBR 8953, os concretos a serem usados estruturalmente estão divididos em dois grupos, classificados de acordo com sua resistência característica3 à compressão (fck)


De acordo com a NBR 6118, concreto estrutural é considerado a partir de 20 MPa



Dica de prova


  • Como a resistência do concreto é função do processo de hidratação do cimento, que é relativamente lento, tradicionalmente as especificações para a resistência do concreto se baseiam em corpos de prova curados sob condições padrão de temperatura e umidade para períodos de 28 dias.

  • A resistência à compressão do concreto é normalmente muito inferior à resistência individual dos dois componentes: agregado e pasta de cimento.








bottom of page