Classificação das estacas: O que estudar para concursos públicos

Em um primeiro momento, gostaria de tratar sobre o "funcionamento das estacas", ou seja, quais são os comportamentos que têm sido mais cobrados em provas de concursos públicos. Não é difícil, mesmo que não tenha o domínio completo do assunto, fazer uma analogia entre os nomes usuais e o comportamento de cada estaca. Vamos ver na prática....
Estacas de ponta: trabalham basicamente pela resistência de ponta, desprezando o atrito lateral;
Estacas de atrito: trabalham somente por atrito lateral desenvolvido no fuste, desprezando a resistência da ponta;
Estaca de ação mista: As parcelas de ponta e de atrito lateral contribuem na absorção das cargas da estrutura;
Estacas flutuantes: Estacas de atrito lateral implantadas em solos de baixa capacidade de suporte
Estacas de ação: São sujeitas ao longo de sua vida às cargas de arranchamento e trabalham apenas por atrito lateral e podem ter a base alargada para aumentar a resistência à tração.
Gostaria de chamar a atenção para a definição das fundações flutuantes, sendo esta, muito cobrada e que vem ao encontro do nosso tema de hoje.
As fundações flutuantes são similares ao radier, mas é colocada sob um edifício a uma profundidade tal que o peso do solo removido da escavação é igual ao peso do edifício acima dela. Um andar de solo escavado pesa aproximadamente o mesmo que 5 a 8 andares da superestrutura.
Ao se tratar das formas de carregamento, lembre-se sempre dos conceitos vistos nos comportamentos dos materiais( a ideia é a mesma, ok). Basicamente, podemos considerar os 3 seguintes:
Estacas de compressão;
Estacas de tração;
Estacas de flexão;