Classificação das estruturas (ESTATICIDADE)
Para os engenheiros de plantão, lembrem-se daquelas aulas de teoria das estruturas em que o professor sempre falava das três equações fundamentais da estática. Para começar veremos as 3 equações fundamentais. São elas:

A primeira condição necessária para que uma estrutura esteja em equilíbrio é que a soma de todas as forças que atuam sobre ela seja zero, ou seja, essa forças devem se anular como vimos, ok?
Ainda para o nosso estudo, precisamos compreender os tipos de apoios ou vínculos e o grau de restrição da estrutura. Os apoios são elementos que restringem movimentos das estruturas
Apoio do 1º gênero, articulação móvel ou apoio simples
IMPEDE: 1 Movimento de deslocamento vertical (normalmente a translação)
PERMITE: Deslocamento horizontal e a livre rotação da estrutura.
Por isso recebe o nome de primeiro gênero e, portanto, possui apenas 1 reação de apoio na direção do deslocamento impedido, ou seja, na direção vertical.

Apoio do 2º gênero ou apoio fixo
IMPEDE: 2 Movimentos na direção normal e paralelo (translações horizontais e verticais);
PERMITE: Apenas a rotação da estrutura.

Apoio do 3º gênero ou engaste
IMPEDE: Todos os movimentos possíveis da estrutura, ou seja, as translações horizontais e verticais e a rotação OU SEJA NÃO PERMITE NENHUM MOVIMENTO.

Estaticidade das estruturas
1. Estrutura hipostática
Normalmente não são estáveis e não possuem equilíbrio estático, podendo se manter em equilíbrio desde que não haja forças no sentido que o movimento é permitido (não são usadas em construções com cargas maiores).
Lembre-se que são aquelas em que o número de reações de apoio é inferior ao número de equações de equilíbrio disponíveis.
menos de 3 vínculos e com algum movimento livre

2. Estrutura isostática
Normalmente são estáveis e possuem equilíbrio estático. São aquelas em que o número de reações de apoio é igual ao número de equações de equilíbrio disponíveis, ou seja, o sistema é determinado.
Exatamente 3 vínculos
3 movimentos impedidos

3. Estrutura hiperestática
As estruturas hiperestáticas são aquelas em que o número de reações de apoio é maior que o número de equações de equilíbrio disponíveis, ou seja, o sistema é indeterminado.
