top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Concreto autoadensável (CAA)


É um material produzido com uma quantidade considerável de finos, além de aditivos superplastificantes e modificadores de viscosidade. É um tipo de concreto que preenche cada vazio das fôrmas por meio, exclusivamente, de seu peso próprio, dispensando qualquer tecnologia de adensamento ou vibração externa ou seja não precisa ser compactado com vibradores de imersão ou réguas vibratórias


Os materiais usados no concreto autoadensável (CAA) é basicamente os mesmos dos concretos convencionais, porém com predominância de adições, fíler e aditivos superplastificantes.


Agregados miúdos com partículas arredondadas e lisas são preferíveis para a produção de CAA, porque aumentam a fluidez da mistura para uma mesma quantidade de água.


A incorporação dos fílers nos CAA deve ser feita pela substituição do agregado miúdo, já que apresenta maior finura do que esse.


Para os agregados graúdos no CAA, não é indicado utilizar tamanhos máximos superiores a 19 mm, sendo habituais os tamanhos compreendidos entre 12,5 e 19 mm.


O CAA oferece excelente capacidade de preenchimento dos espaços vazios e envolvimento das barras de aço, assim como outros obstáculos, apenas pela força gravitacional, mantendo adequada homogeneidade. A Fluidez e a Coesão são duas propriedades fundamentais para o concreto ser considerado auto-adensável. Uma das principais características do CAA é a sua alta resistência à segregação, apesar da alta fluidez ou deformabilidade no estado fresco.


Conhecer as características e o comportamento do concreto autoadensável, durante o estado fresco, é essencial para sua correta aplicação. Um conjunto de equipamentos e ensaios empregados no meio técnico e acadêmico, cujos procedimentos são normatizados pela NBR 15823:2017 (Concreto autoadensável) é:


  • Método do cone de Abrams.

  • Método do funil-V.

  • Método da caixa-L.

  • Método da coluna de segregação

bottom of page