top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Estruturas de concreto armado: O que estudar para concursos públicos - parte 2



A NBR 6118 apresenta algumas definições que devem ser verificadas para provas futuras:

  • Elementos de concreto simples estrutural: “elementos estruturais elaborados com concreto que não possui qualquer tipo de armadura ou que a possui em quantidade inferior ao mínimo exigido para o concreto armado;

  • Elementos de Concreto Armado: aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre concreto e armadura, e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização dessa aderência.


O Concreto Armado alia as qualidades do concreto (baixo custo, durabilidade, boa resistência à compressão, ao fogo e à água) com as do aço (ductilidade e excelente resistência à tração), o que permite construir elementos com as mais variadas formas e volumes, com relativa rapidez e facilidade, para os mais variados tipos de obra.


No Concreto Armado a armadura é chamada passiva, o que significa que as tensões e deformações nela existentes devem-se exclusivamente às ações aplicadas na peça.


  • Armadura passiva: qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada.”


Agressividade do Ambiente


“A agressividade do meio ambiente está relacionada às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto, independentemente das ações mecânicas, das variações volumétricas de origem térmica, da retração hidráulica e outras previstas no dimensionamento das estruturas.”


Nos projetos das estruturas correntes, a agressividade ambiental deve ser classificada de acordo com o apresentado nas tabelas e pode ser avaliada, simplificadamente, segundo as condições de exposição da estrutura ou de suas partes relacionadas ao seu cobrimento.


Define-se cobrimento de armadura a espessura da camada de concreto responsável pela proteção da armadura em um elemento estrutural. Essa camada inicia-se a partir da face mais externa da barra de aço e se estende até a superfície externa do elemento em contato com o meio ambiente.


De acordo com a NBR 6118/2004, a espessura do cobrimento de concreto tem uma tolerância de execução Δc.


  • Δc = 10 mm para obras correntes

  • Δc = 5 mm quando há controle adequado de qualidade e rígidos limites de tolerância da variabilidade das medidas durante a execução.

bottom of page