top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Estruturas do pavimento : Tipos de camadas executadas em pavimentação


Um pavimento é constituído por várias camadas, onde cada uma delas tem uma função estrutural com o objetivo de absorver os impactos causados pelo tráfego. Essa estrutura do pavimento, objetiva proporcionar um conforto e segurança ao trafegá-lo.

De uma forma geral os pavimentos são classificados como rígidos e flexíveis


Considera-se um pavimento rígido aquele que constitui-se com uma camada superficial em concreto de cimento Portland e pavimentos flexíveis são aqueles na qual todas as suas camadas sofrem algum tipo de deformação elástica sob o carregamento exercido, porém, esse carregamento é distribuído em partes aproximadamente equivalentes entre as camadas.


Para o nosso post de hoje, irei tratar das camadas executadas em pavimento flexível!


1. CAMADAS DO PAVIMENTO FLEXÍVEL


As camadas típicas de um pavimento flexível são: subleito, reforço do subleito, sub-base, base e revestimento



  • Revestimento

É a camada superior destinada a resistir diretamente às ações do tráfego e transmiti-las de forma atenuada às camadas inferiores, impermeabilizar o pavimento, além de melhorar as condições de rolamento.


  • Base

A base é uma camada com função de aliviar os esforços e distribuí-los às demais camadas inferiores


  • Sub-base

É a camada complementar à base, quando, por circunstâncias técnicas e econômicas, não for aconselhável construir a base diretamente sobre a regularização ou reforço do subleito.


  • Reforço do subleito

É uma camada de espessura constante, posta por circunstâncias técnico-econômicas, acima da regularização, com características geotécnicas inferiores ao material usado na camada que lhe for superior, porém melhor que o material do subleito.


*Regularização do subleito: É a operação destinada a conformar o leito, transversal e longitudinalmente. Poderá ou não existir, dependendo das condições do leito.


  • Subleito

É o terreno de fundação onde será apoiado todo o pavimento. Deve ser considerado e estudado até as profundidades em que atuam significativamente as cargas impostas pelo tráfego.

bottom of page