Formas e escoramentos: Como é cobrado em provas
As formas são estruturas provisórias que servem para moldar o concreto fresco, resistindo a todas as ações provenientes das cargas variáveis resultantes das pressões do lançamento do concreto fresco, até que o concreto se torne autoportante.
As formas podem ser de madeira bruta (as tábuas de pinho) ou as industrializadas (placas de compensado resinado ou plastificado); metálicas; plásticas; alumínio e até mesmo de papelão.
A NBR 14931 Execução de estruturas de concreto, estabelece alguns critérios para formas:
A fôrma deve ser suficientemente estanque, de modo a impedir a perda de pasta de cimento, admitindo-se como limite a surgência do agregado miúdo da superfície do concreto.
Os elementos estruturantes das fôrmas devem ser dispostos de modo a manter o formato e a posição da fôrma durante toda sua utilização.
Durante a concretagem de elementos estruturais de grande vão deve haver monitoramento e correção de deslocamentos do sistema de fôrmas não previstos nos projetos
cuidado: MDP e MDF não são utilizados para as formas e sim para móveis planejados
Escoramentos são estruturas provisórias com capacidade de resistir e transmitir às bases de apoio da estrutura de escoramento todas as ações provenientes das cargas permanentes e variáveis, resultantes do lançamento do concreto fresco sobre as formas horizontais e verticais até que o concreto se torne autoportante. Na retirada do escoramento devem ser considerados os seguintes aspectos,
Nenhuma carga deve ser imposta e nenhum escoramento removido de qualquer parte da estrutura, enquanto não houver certeza de que os elementos estruturais e o novo sistema de escoramento têm resistência suficiente para suportar com segurança as ações a que estarão sujeitos.
A análise estrutural e os dados de deformabilidade e resistência do concreto, usados no planejamento do reescoramento, devem ser fornecidos pelo responsável pelo projeto estrutural ou pelo responsável pela obra, conforme acordado entre as partes.
Verificação de que a estrutura de concreto suporta as ações previstas, considerando a capacidade de suporte do sistema de escoramento e os dados de resistência e deformabilidade do concreto.
os projetos de forma devem ter:
a) especificar a cargas admissíveis dos equipamentos
b) posicionamento de todos os elementos
c) cargas nas bases de apoio
d) especificar os materiais utilizados
e) mencionar critérios adotados tais como pressão, velocidade, lançamento altura do concreto
Requisitos exigidos para dimensionamento das formas
Ter rigidez para assegurar o formato e as dimensões da peça
suficientemente estanques, de modo a impedir a perda da passa
definir as cargas de apoio nas bases
definir de forma clara o posicionamento de todos os elementos
apresentar detalhes como plantas, vistas, cortes de forma
informar a pressão do concreto
informar a vibração
informar a altura ideal para o cumprimento
Critérios para desforma
retirada das laterais das formas:3 dias
inferiores das formas, permanecendo as escoras principais espaçadas: 14 dias
retirada total das formas e escoras: 21 dias
A desforma começa pelos pilares, soltando se inicialmente os tensores. Deve-se retirar os painéis, desprendendo-se (nunca usando alavancas entre o concreto endurecido e as formas)
no caso de elementos estruturais umedecer as formas e mantê-las saturadas após a concretagem pode garantir o processo de endurecimento do concreto