Fundações profundas - Classificação das estacas

+ Faça o curso de REVIT PARA ARQUITETOS 7.1 por $197. Clique aqui
+ Faça o curso de REVIT PARA ENGENHEIROS 5.0 por $197. Clique aqui
Vamos estudar hoje outras classificações das estacas que são muito cobradas em provas de concursos e que devem ser bem entendidas. Mas primeiro, gostaria de evidenciar quando são as estacas são indicadas e utilizadas segundo a norma
Transmitir as cargas de uma estrutura através de uma camada de solo de baixa resistência ou através de água, até uma camada de solo resistente que garanta o apoio adequado. A forma de trabalho das estacas assemelha-se aos pilares de uma estrutura.
Transmitir a carga a uma certa espessura de solo de resistência não muito elevada, utilizando para isso o atrito lateral que se desenvolve entre o solo e a estaca.
Compactar solos granulares para aumentar a capacidade de carga desses solos.
Proporcionar escoramento lateral a certas estruturas ou resistir a forças laterais que se exerçam sobre elas (como o caso de pontes), nesses casos é comum utilizar estacas inclinadas.
Proporcionar ancoragem a qualquer efeito que tenha a tendência de “levantar” a estrutura (estaca de tração).
Alcançar profundidades onde não tenha a ocorrência de erosão ou outro efeito nocivo que comprometa a estabilidade da estrutura.
Proteger estruturas marítimas contra o impacto de navios ou outros objetos flutuantes
CLASSIFICAÇÃO DAS ESTACAS: Outras considerações
Quanto à forma de trabalho:
Estaca de ponta: Capacidade de carga se dá com o apoio direto a uma camada resistente. O atrito lateral é desprezado, sendo a carga suportada pela ponta da estaca
Estaca de atrito: Capacidade de carga se dá através do atrito lateral, produzido contra o solo adjacente. Resistência da ponta é desprezada, sendo a carga suportada pelo atrito lateral
Estaca de ação mista: Utiliza os dois efeitos acima ou seja, as parcelas de ponta e de atrito lateral contribuem na absorção das cargas da estrutura.
Estacas flutuantes: Estacas de atrito lateral implantadas em solos de baixa capacidade de suporte
Estacas de ação: São sujeitas ao longo de sua vida útil às cargas de arranchamento. Trabalham apenas por atrito lateral e podem ter a alargada para aumentar a resistência à tração.
Estacas de flexão: Submetidos a cargas horizontais (laterais). Em casos extremos podem ter uma parte do seu comprimento enterrada.
Quanto à forma de instalação no terreno - Cravação
Cravação por percussão: Aquelas em que a estaca é introduzida no terreno através de martelo de gravidade, de explosão, de vapor ou ar comprimido.
Cravação por prensagem: Aquelas em que a própria estaca ou molde são introduzidas no terreno através de uma macaco hidráulico. Não vibram, devido ao pequeno porte de seus equipamentos e são bastante utilizadas em obras de reforço. Basicamente, estamos falando de estacas tipo MEGA
Cravação por vibração: Executada por meio de um equipamento chamado martelo vibratório