top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

FUNDAÇÕES - SAPATA CORRIDA



As fundações são responsáveis pela transmissão das cargas das edificações, pontes, viadutos etc. ao solo, seja de forma direta, por fundações superficiais, seja de forma indireta, por fundações profundas. As fundações superficiais, diretas ou rasas são representadas pelas sapatas, blocos, radier, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas.


1 - FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS


As fundações superficiais são elementos cuja carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.


A base da fundação deve ser assente a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio não seja influenciado pelos agentes atmosféricos e fluxos d’água. Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, tal profundidade não deve ser inferior a 1,5 m.


Em planta, as sapatas ou os blocos não devem ter dimensão inferior a 60 cm. Todas as partes da fundação superficial em contato com o solo (sapatas, vigas de equilíbrio etc.) devem ser concretadas sobre um lastro de concreto não estrutural com no mínimo 5 cm de espessura, a ser lançado sobre toda a superfície de contato solo-fundação.


1.1 Sapata corrida


A fundação sapata corrida, também conhecida simplesmente como sapata corrida, é um tipo de fundação utilizada em construções para distribuir o peso da estrutura de forma uniforme sobre o solo. Esse tipo de fundação é comumente utilizado em edifícios de pequeno a médio porte.

A fundação sapata corrida consiste em uma viga de concreto armado que é construída na parte inferior da parede externa da estrutura. Essa viga, conhecida como “sapata”, é contínua e percorre todo o comprimento da parede. A largura da sapata é dimensionada de acordo com as cargas que a estrutura irá suportar e as características do solo local.

O principal objetivo da fundação sapata corrida é distribuir as cargas da construção de maneira uniforme sobre o solo, reduzindo assim a pressão exercida sobre o solo e prevenindo problemas como afundamento ou instabilidade. Ela é uma opção comum em locais onde o solo é uniforme e as cargas aplicadas são relativamente baixas.


1.2 Etapas de execução


I. escavação;

II. colocação de um lastro de concreto magro de 5 a 10 cm de espessura;

III. posicionamento das fôrmas, quando o solo assim o exigir;

IV. colocação das armaduras;

V. concretagem;

VI. execução de cinta de concreto armado;

VII. aplicação de camada impermeabilizante.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page