top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Hidrologia para concursos: Parte 2



Escoamento Superficial


O escoamento superficial corresponde ao segmento do ciclo hidrológico relativo ao deslocamento das águas sobre a superfície do solo. É de fundamental importância para o projeto de obras de engenharia, dimensionadas de modo a suportar as vazões máximas decorrentes do escoamento superficial.


Os fatores que têm influência direta no escoamento superfiacial podem ser de natureza climática ou fisiográfica ligados às características físicas da bacia.


Climáticos:

  • Quantidade, intensidade e duração da precipitação

  • Evapotranspiração


Fisiográficos:

  • Área, forma e declividade da bacia

  • Condições de superfície

  • Tipo de solo

  • Topografia

  • Rede de drenagem

  • Obras hidráulicas presentes na bacia

  • Cobertura e condições de uso do solo

Por vezes, são cobradas a conceituação das grandezas que caracterizam o escoamento superficial, vejamos algumas!


Vazão: é definida como o volume de água que atravessa a seção transversal considerada por unidade de tempo. Geralmente é expressa em m3/s


Coeficiente de escoamento superficial: representa a relação entre o volume que escoa sobre a superfície do terreno e o volume precipitado.


Tempo de concentração (tc) : intervalo de tempo da duração da chuva necessária para que toda a bacia hidrográfica passe a contribuir para a vazão da seção de drenagem considerada (Mede o tempo gasto para que toda a bacia contribua para o escoamento superficial na seção considerada).


Período de retorno (T): período de tempo médio, expresso em anos, em que um determinado evento é igualado ou superado pelo menos uma vez.


Tempo de recorrência: É o período de tempo médio em que um determinado evento (vazão) é igualado ou superado pelo menos uma vez



*Sistemas de bioretenção: Esses sistemas podem compor a paisagem natural da região. Em geral, localizam-se em baixos ou depressões para onde converge o escoamento gerado na bacia. Reproduzem o ecossistema natural no qual a atividade biológica atua promovendo a filtragem da água.

bottom of page