top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Lajes: Como é cobrado em provas



As lajes são classificadas como elementos de superfície, planos e bidimensionais, que são aqueles onde duas dimensões (comprimento e largura) são da mesma ordem de grandeza e muito maiores que a terceira dimensão, a espessura. As lajes são também chamadas placas ( Quando a superfície é plana e os esforços são perpendiculares ao elemento ou recebem as cargas normais ao seu plano).


LAJE MACIÇA


Laje maciça é aquela onde toda a espessura é composta por concreto, contendo armaduras longitudinais de flexão e eventualmente armaduras transversais, e apoiada em vigas ou paredes ao longo das bordas. Lajes com uma ou mais bordas livres são casos particulares de lajes maciças. As lajes podem ser de Concreto Armado ou de Concreto Protendido.


As lajes maciças podem ser classificadas segundo a forma geométrica (retangular, quadrada, oval...), quanto à direção, etc.


Existem dois casos: laje armada em uma direção ou laje armada em duas direções.

  • Laje armada em uma ou duas direções:

As lajes armadas em uma direção tem relação entre o lado maior e o lado menor superior ou igual a dois. Já a laje armada em duas direções, a relação entre os lados é menor ou igual a dois:



ESPESSURA MÍNIMA


A NBR 6118 (item 13.2.4.1) estabelece que a espessura mínima para as lajes maciças deve respeitar:


  • 7 cm para lajes de cobertura não em balanço;

  • 8 cm para lajes de piso não em balanço;

  • 10 cm para lajes em balanço;

  • 10 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN;

  • 12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN;

  • 15 cm para lajes com protensão apoiada em vigas, com o mínimo de L/42 para lajes de piso biapoiadas e L/50 para lajes de piso contínuas;

  • 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes cogumelo fora do capitel.


* A laje lisa e a laje cogumelo são também lajes maciças de concreto, porém, nessas lajes as cargas e outras ações são transferidas diretamente aos pilares, sem intermédio de apoios nas bordas.


Todos sabem que há vários tipos de laje e com diferentes formas de execução, mas gostaria de falar com vocês sobre as lajes nervuradas cogumelo


LAJES NERVURADAS


As Lajes nervuradas podem ser moldadas in loco ou pré-moldadas moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser considerado um material inerte. São constituídas por um conjunto de vigas (que, por sua vez, apoiam-se em pilares) que se cruzam solidarizadas pela mesa, apresentando um comportamento estático e intermediário entre placa e grelha. A menor espessura que esta laje pode ter é 5 cm. Também podemos dizer que a laje nervurada é um elemento estrutural de uma edificação caracterizado por ter a espessura muito menor do que as outras duas dimensões.


Para lajes com espaçamento entre eixos de nervura menor ou igual a 65 cm, pode ser dispensada a verificação da flexão da mesa, e para a verificação do cisalhamento da região das nervuras, permite-se a consideração dos critérios de laje.


Para lajes com espaçamento entre eixos de nervuras, entre 65 cm e 110 cm, exige-se a flexão da mesa, devendo as nervuras ser verificadas ao cisalhamento como vigas. Permite-se essa verificação como lajes se o espaçamento entre o eixos de nervura foi até 90 cm e a largura média das nervuras for maior que 12 cm.


Para Lajes nervuradas com espaçamento entre eixos de nervuras maior que 110 cm, a mesa deve ser projetada com laje maciça, apoiada na grelha de vigas, respeitando os limites mínimos de espessura.


Assim como a loja maciça convencional as Lajes nervuradas podem ser unidirecional (em uma direção) ou bidirecional (em 2 direções). É importante salientar que as lajes nervuradas unidirecionais devem ser calculados segundo a direção das nervuras, desprezando a rigidez transversal e a rigidez à tração.


As lajes nervuradas cogumelo são lajes apoiadas diretamente pelos pilares (sem vigas). Possui sistema estrutural diferente, pois possuem apenas pilares e capitéis, ou seja, as cargas são transferidas diretamente das lajes para os pilares.


Os capitéis fazem a interface entre pilar/laje e combatem os efeitos do puncionamento (ruptura que ocorre na região de ligação entre laje e pilar).


  • A espessura da mesa, quando não houver tubulações horizontais embutidas, deve ser ≥ a 1/15 da distância entre nervuras e não menor que 3 cm.

  • O valor mínimo absoluto da espessura da mesa deve ser de 4 cm, quando existirem tubulações embutidas de diâmetro máximo de 12,5 mm



Esse tipo de laje apresenta diversas vantagens: facilidade de execução (forma e armação), redução de pé direito, facilita a passagem de tubulações (elétrica, hidráulica, ar condicionado, etc.), flexibiliza o arranjo de alvenarias e/ou divisórias (forro liso), etc. Apesar das inúmeras vantagens, ausência de vigas torna o sistema mais flexível, comprometendo estabilidade horizontal.

bottom of page