Manutenção de edificações
A manutenção é o processo de recuperar ou manter o funcionamento de um componente, equipamento ou sistema; impedir interrupções não programadas e ampliar seu tempo de vida. É muito importante entender como as manutenções se dividem, para que o gestor não erre e saiba qual é a melhor a ser aplicada, no momento e no equipamento correto.
A manutenção predial pode se tornar uma grande responsabilidade para quem estiver à frente da administração do local ou da gestão de recursos humanos de uma empresa. A NBR 5.674 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define manutenção como sendo “o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar o u recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas p artes constituintes de a tender as necessidades e segurança dos seus usuários”.
Manutenção Preditiva é uma técnica de manutenção com base específica no estado dos equipamentos ou das instalações. Trata-se de um acompanhamento periódico que é baseado na análise de dados coletados por meio de monitoramentos programados ou de inspeções de campo.
a) Avalia as atuais condições dos equipamentos e das instalações;
b)Define qual será a periodicidade da manutenção de um determinado equipamento ou instalação;
c)Para efetivar essa análise proativa, os técnicos utilizam câmeras termográficas, técnicas de ultrassom, testes que avaliam as vibrações e outros dispositivos.
Manutenção preventiva é uma intervenção planejada que visa evitar ou adiar a falha de um componente, equipamento ou sistema.
Manutenção corretiva tem como objetivo a correção de um problema que impede ou prejudica o funcionamento total ou parcial de um componente, equipamento ou sistema.
Este tipo de manutenção divide-se ainda em:
manutenção corretiva planejada
manutenção não planejada