Outros tipos de sondagens - O que estudar para concursos públicos

+ Faça o curso de REVIT PARA ARQUITETOS 7.1 por $197. Clique aqui
+ Faça o curso de REVIT PARA ENGENHEIROS 5.0 por $197. Clique aqui
De longe é um dos assuntos mais cobrados em provas de concursos para engenharia civil e é de suma importância o seu total entendimento.
Para começar, vamos ver os tipos de sondagens mais comuns e mais cobrados em provas. Entenda, que há todo um processo executivo, mas aqui irei abordar apenas o que é mais cobrado em provas, ok? É essencial que você vá lendo e buscando fotos ou vídeos na internet para vislumbrar cada método, mas para as provas leve em consideração os pontos que evidenciei neste pequeno post.....
Bom, em um primeiro momento, falaremos de...
Sondagem a trado
SPT- Torque
Sondagem rotativa e sondagem mista
CPT (Cone penetration test) e CPT-U (Piezocone)
Vane test - ensaio de palheta
Ensaio pressiométrico
Ensaio dilatométrico
P.I.T
Poços e trincheiras
SONDAGEM A TRADO - MANUAL
É um método de investigação geológico-geotécnica de solos que utiliza como instrumento o trado: um tipo de amostrador de solo constituído por lâminas cortantes, que podem ser espiraladas (trado helicoidal ou espiral) ou convexas (trado concha ou cavadeira) e é usado para pequenas profundidades.
A sondagem a trado tem por finalidade a coleta de amostras deformadas ou amalgadas, determinação de profundidade do nível d’água e identificação das camadas do terreno.
Atenção
É diferente da sondagem SPT
Não determina a resistência à penetração
Não tem amostrador padrão
-----------Veremos que estes parâmetros são para o método SPT mais adiante, e é comum as bancas tentarem confundir o candidato .
A sondagem a trado é finalizada quando
a) Quando atingir a profundidade especificada no programa
b) Quando ocorrem desmoronamentos
c)Quando o avanço do trado ou ponteira for inferior a 50 mm em 10 minutos de operação contínua.
SPT -T (Torque)
A sondagem a percussão com torque é um método mais completo de investigação geotécnica, pelo qual se obtém informações essenciais referente ao subsolo em estudo, acrescentando à conhecida sondagem a percussão a medida de torque máximo e torque residual. Os resultados obtidos fornecem dados mais precisos para projetistas, quanto ao dimensionamento de estacas, através da determinação da tensão de atrito lateral do maciço terroso.
É um método estático, realizado em complemento com o método SPT (método dinâmico)
Pode ser realizado a cada metro de sondagem, através de um torquímetro
SONDAGEM ROTATIVA
É um método de investigação que consiste no uso de um conjunto motomecanizado projetado para a obtenção de amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através de ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante. A amostra de rocha obtida é chamada de testemunho. Relembrando.....
Uso de um conjunto motomecanizado
Rotação e penetração do barrilete em coroa
Retirada de amostras rochosas (testemunhos)
Amostrador apresenta coroa de aço com pequenos diamantes encrustados (Trépano cruciforme)
É conhecida como Sondagem Mista quando executada junto com SPT, o equipamento avança em solos alterados e rochas, obtendo diretamente as amostras (testemunhos), exatamente sobre a rocha a ser explorada proporcionando oportunidade para uma série de ensaios.
Através desse método pode-se indicar o tipo de rocha, grau de alteração, fraturamento, coerência, xistosidade, porcentagem de recuperação, além do índice de qualidade da rocha.
SPT + ROTATIVA= SONDAGEM MISTA
*obs... Se não consigo avançar com o SPT, não é recomendável usar o trépano de lavagem e sim ir direto para o método da sondagem rotativa.
CPT (Cone penetration test)- Ensaio de penetração contínua
Consiste na cravação estática lenta de um cone mecânico ou elétrico (haste cônica) que armazena em um computador os dados a cada 20 cm. O cone alocado nesta bomba hidráulica é penetrado no terreno a uma velocidade de 2 cm por segundo. O próprio equipamento, por ser hidráulico, crava o cone no terreno e funciona como uma prensa. Depois de cravado, ele obtém os dados de forma automática e o próprio sistema captura os índices e faz o registro contínuo desses dados ao longo da profundidade. Esse método de investigação do solo fornece:
Relembrando.....
a resistência de ponta e lateral;
cravação estática e lenta - 2cm/ s
Registro a cada 20 cm
Para solos moles
Não há retirada de solo (método indireto)
*O equipamento hidráulico deve ser colocado no canteiro. Esse equipamento deve estar acoplado a um caminhão e, portanto, será necessário espaço suficiente . O cone que será cravado no solo poderá ter uma ponteira elétrica ou mecânica que mede a relação entre a resistência do atrito lateral e a resistência de ponta.
CPT-U - Lembre-se de PIEZO ou POROPRESSÃO
O penetrômetro piezocone elétrico (CPTu) estabelece o padrão para a caracterização geotécnica e geoambiental do solo. Estima a estratigrafia de ábacos de classificação dos solos.
A ferramenta CPTu mede tudo o que tem no método CPT + POROPRESSÃO:
Vane test - Ensaio de palheta (VST)
Consiste na medição do torque necessário à rotação de um molinete ou uma palheta cravada no solo, sob velocidade constante. Este ensaio tem como objetivo indicar o valor da resistência ao cisalhamento de materiais argilosos, sob condições não drenadas. É executado em geral no interior de furos de sondagens ou perfurações.
Relembrando......
Obtém a resistência ao cisalhamento (torque)
Realizado em argilas moles saturadas
Com carregamento não drenado
*A água não flui nem para dentro, nem para fora, logo o carregamento muda a pressão da água
Ensaio pressiométrico (PMT)
O ensaio pressiométrico é um ensaio efectuado “in situ”, tendo maior aplicação nos solos e rochas brandas ou solos duros.
PRÉ FURO + CÉLULA
Introdução de uma sonda cilíndrica
Inserção de gás nitrogênio
Célula que expande na horizontal
Obterá compressão horizontal(pressão)
Ensaio dilatométrico (DMT)
Realizado com recurso a um dilatómetro que opera de acordo com o princípio de verificação de valores ao utilizar os deslocamentos dos sensores indutivos
CRAVAÇÃO +MEMBRANA
Cravação da ponteira com membrana (não confunda com a célula do pressiométrico e não tem pré-furo, Ok)
Registro a cada 20 cm
Inserção do gás nitrogênio (mesmo gás do pressiométrico)
Membrana expande contra o terreno
P.I.T (Pile integrity test)
É um ensaio que visa principalmente determinar a variação ao longo da profundidade das características do concreto de estacas de fundação. A forma usual do ensaio consiste na colocação de um acelerômetro de alta sensibilidade no topo da estaca sob teste, e na aplicação de golpes com um martelo de mão. OO uso mais comum do ensaio PIT é o de detectar falhas na concretagem de estacas de concreto moldadas "in loco". No entanto, o ensaio pode também ser usado para determinar ou confirmar o comprimento de estacas de concreto.
Relembrando....
Integridade
Determina a variação do concreto ao longo das estacas
Detecta falhas na concretagem de estacas moldadas in loco
confirma o tamanho das estacas
não detrutivo
Poços de inspeção e trincheiras
Poço de inspeção em solo é uma escavação vertical, de seção circular ou quadrada, com dimensões mínimas suficientes para permitir o acesso de um observador para a inspeção visual das paredes e do fundo, bem como a retirada de amostras representativas, deformadas e/ou indeformadas.
A trincheira é uma escavação vertical com prolongamento horizontais, porém de seção retangular, feita para se obter uma exposição contínua do solo num certo trecho do terreno.