top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Pega do concreto


Antes de dar início, vamos algumas considerações sobre o que é a pega e o endurecimento do concreto, segundo Yazigi (2011).


  • Pega: caracterização da perda de plasticidade das pastas, caldas, argamassas e concretos de cimento.

  • Endurecimento: fase subsequente ao período de pega, na qual o aglomerante passa a oferecer resistência a esforços mecânicos.



O início da pega do concreto é o momento em que, após a adição de água, começam as reações químicas de cristalização do cimento que culminam no endurecimento e na solidificação da mistura. Esse fenômeno se evidencia pelo aumento brusco de viscosidade da pasta e pela elevação da temperatura e é estabelecido de forma convencional, por ensaios de penetração de uma agulha padronizada do chamado aparelho de Vicat (Petrucci, 1970).


A ABNT NBR 16.607 de 2018 (Cimento Portland – Determinação do tempo de pega) define tempo de início de pega da seguinte maneira, em seu item 3.1 como:

“Intervalo de tempo transcorrido desde o momento em que o cimento entra em contato com a água até o momento em que a agulha de Vicat penetra na pasta e estaciona a (6 +- 2) mm da placa-base do molde-cônico, em condições normalizadas de ensaio”.


Aparentemente, a pega é causada pela hidratação seletiva dos compostos do cimento. Os dois primeiros que reagem são o aluminato tricálcico (C3​A) e o Silicato tricálcico (C3S).

  • A reação do aluminato tricálcico libera muito calor nas primeiras horas e é bastante violenta resultando no enrijecimento instantâneo da pasta, conhecida como pega instantânea. Para impedir que isso ocorra, adiciona-se sulfato de cálcio ao clínquer, atrasando a formação de aluminato de cálcio hidratado

  • Já o silicato tricálcico é responsável pela resistência do concreto em todas as idades, mas principalmente nas idades iniciais, liberando calor após a aplicação. Quando misturado com água, também apresenta um início de pega, mas o Silicato dicálcico (C2S) , responsável pela resistência do concreto em idades mais avançadas, como 1 mês, age liberando calor lentamente.

bottom of page