top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Precisa alugar um imóvel? Veja os cuidados a tomar para não ter prejuízos futuros!

Alugar um imóvel é sempre motivo de preocupação, isso porque o simples fato de ceder o seu imóvel à outra pessoa, mesmo que mediante um certo pagamento, pode causar grandes transtornos tanto na vida do proprietário do imóvel quanto para os que estão alugando (mas mas esse é motivo para uma próxima discussão). Por enquanto vamos nos concentrar nas dificuldades do proprietário e ver o que pode ser feito para evitar prejuízos futuros.


Hoje vamos fazer uma pequena discussão a respeito de alugar o seu imóvel por conta própria ou repassar essa responsabilidade à uma imobiliária ou uma empresa do ramo. Essa discussão pode ser bem acalorada, pois para poder repassar todas as questões teremos que ver ambos os lados e entender de maneira subjetiva do que se trata cada parte. Por enquanto vamos considerar que não é todo mundo que tem tempo ou paciência para tratar de todos os assuntos referentes ao contrato de aluguel - e olha que são muitos, vai desde a primeira conversa com o cliente até questões formais como ir ao cartório e reconhecer firma. Então a partir de agora vamos tratar dos cuidados a ter na hora de contratar uma imobiliária ou uma empresa do ramo.

Contando com a nossa experiência vivenciada através de clientes

que pediram orçamentos a profissionais para realizar a manutenção de seus imóveis, seguimos com a discussão.


1. Contrate uma empresa do ramo renomada Se você não quer ter nenhum tipo de preocupação, o ideal é buscar uma empresa confiável e com boas referências. Pesquise muito em sites e veja recomendações de pessoas que alugam seu imóvel. Caso necessite, deixo aqui um link de uma empresa que é considerada uma das melhores do ramo.

2. Garantias Para se proteger na hora de alugar um imóvel, verifique se tem a possibilidade de incluir no contrato garantias dessa locação. As garantias são muito importantes para proteger o locador e o locatário. As mais comuns são..

Fiador: um terceiro se compromete perante o credor de todas as questões legais.

Seguro Fiança: Em crescimento em contratos atuais, o locador é representado por uma seguradora que se responsabiliza pelos pagamentos em caso de inadimplência.

Depósito: Muito comum em contratos de aluguéis, o locador adianta o equivalente a 2 ou 3 meses de aluguel assim que assina o contrato. Também, o valor poderá ser devolvido ou usado para sanar possíveis avarias no imóvel no ato da devolução do mesmo.

3. Vistoria Antes de alugar o imóvel, Verifique se a empresa contratada fez uma vistoria documentada com todos os detalhes do local juntamente com o seu locador. Essa vistoria desse ser realizada por completa e conter todos os detalhe do imóvel, como janelas com dificuldade de abrir, azulejos rachados, pintura, estado de elétrica, hidráulica, entre outros.

4. Contrato Preste muito a atenção ao contrato apresentado pela empresa na hora de locar um imóvel. Deverá ser mencionado prazos, valores do aluguel, o endereço do imóvel, regras para uso ou desistência do aluguel, estipular as taxas para fins de reajustes, condições de uso e tudo aquilo que seja pertinente ao contrato.

Sabemos que todo cuidado é pouco na hora de alugar o seu imóvel, as vezes a pressa ou a necessidade de fazê-lo pode trazer transtornos futuros. Para saber mais, CLIQUE AQUI e se informe melhor sobre todas as dicas.

Posts Relacionados

Ver tudo

Definição de programas e projetos.

Em primeiro lugar, o que seria um “projeto“? Conforme o guia PMBOK: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.” (PMBOK, 2013, p. 3). Portanto, um p

bottom of page