top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Propriedades dos materiais: O que estudar para concursos de engenharia civil



Para o nosso estudo focado em concursos públicos, podemos dividir os materiais em 03 (três) classes básicas, são elas:

  1. Metais,

  2. Cerâmicos e

  3. Polímeros.

Essa classificação é baseada principalmente na constituição química e na estrutura atômica, mas alguns materiais podem ser intermediários dentro dessa classificação, portanto, em adição a essa classificação, temos as classes dos compósitos, formados por dois ou mais materiais; semicondutores com características elétricas e os biomateriais compatíveis com os tecidos humanos (apenas a critério de complemento).


1. PROPRIEDADES MECÀNICA DOS MATERIAIS


Podemos considerar que é a capacidade de um material transmitir ou resistir à força que lhe é imposta, seja ela de diferentes solicitações como carga, peso próprio, ação do vento, entre outras, que chamamos de esforços mecânicos.


Ao tratarmos de deformações, os materiais podem apresentar comportamentos elásticos ou plásticos.

  • Comportamento elástico é quando aplica uma tensão no material e ele deforma, seguido da remoção desse carregamento, e ocorre a recuperação da sua estrutura inicial, ou seja, é quando a tensão e deformação são proporcionais.

  • O comportamento plástico é quando não ocorre a recuperação da estrutura inicial quando é aplicada e retirada uma determinada tensão, mas ocorre uma recuperação parcial da estrutura inicial.

Veja! Ao tratarmos de materiais plásticos, temos que atentar para o conceito de ductilidade e fragilidade


  • Ductilidade: É o grau de deformação plástica suportado até a fratura, ou seja, é a capacidade de absorver grande quantidade de energia até se romper. Uma característica do material dúctil é suportar elevada deformação, e geralmente são materiais com baixo teor de carbono. Fragilidade: Quando o material tem a capacidade de absorver pouca energia até a fratura, é denominado material frágil. Os materiais frágeis são materiais que se rompem com baixa deformação.

Outras duas propriedades que seguem lado a lado é a tenacidade e a resiliência, vamos ver os seu conceitos.


  • Resiliência: Capacidade de absorver e devolver energia mecânica em regime elástico ou, o que é equivalente sem se romper

  • Tenacidade: É a energia total, elástica ou plástica que o material pode absorver até a sua ruptura.

E por último, e não menos importante, as propriedades que garantem um material duro ou com certa fluidez.


  • Dureza: É definida pela resistência à penetração da superfície do material, é uma deformação plástica localizada e permanente.

  • Fluência é a deformação lenta que ocorre nos materiais, geralmente são ocasionados pela existência de uma carga permanente e pode haver influência da temperatura. É um aumento da deformação ao longo do tempo sob tensão constante.


bottom of page