top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Resistência de Pavers: por que ela é tão importante?


A resistência de um bloco de concreto é extremamente importante e é regulamentada pela ABNT


No Brasil, existe uma norma que regulamenta a qualidade dos blocos intertravados de concreto. A NBR 9781 de 2013 é a norma da ABNT que regulamenta esse tema e que estabelece requisitos e métodos de ensaio que são exigidos em peças de concreto para pavimentação intertravada.

Apesar de bastante técnica, essa informação é importante caso você queira investir em pavimentação em paver, pois as peças precisam apresentar uma resistência à compressão compatível ao trânsito que irão receber. E é isso que garante qualidade, segurança e durabilidade.

Segundo a norma técnica, a resistência mínima de um bloco de concreto, aos 28 dias, deve ser maior ou igual a 35 Mpa (Mpa = unidade de medida MegaPascal). Mas essa é a resistência mínima mesmo, pois se o bloco for instalado em locais com trânsito extremamente pesado, essa resistência precisa aumentar, podendo chegar a até 50 Mpa.


1. Mas como é calculada a resistência à compressão de uma peça?

Para chegar a esse resultado, precisamos dividir a carga de ruptura pela área em que está sendo feita essa carga, multiplicando o resultado pelo fator h/d (que leva em conta espessura e diâmetro) em função da altura da peça. Ou seja, um paver de 35 Mpa suporta uma carga de aproximadamente 20 toneladas sobre uma área de 56 cm2. Praticamente toda essa carga é suportada em meia peça.

Como o pavimento intertravado tem a característica de passar as cargas de uma peça para outra, uma resistência mínima exigida de 35 Mpas torna esse pavimento, quando bem executado, muito resistente, suportando trânsito leve e pesado ao mesmo tempo.


2. Como reconhecer um paver de boa qualidade?


Blocos de concreto de boa qualidade apresentam boa compactação, ou seja, apresentam poucos vazios em seu interior, garantindo resistência uniforme e densidade adequada. Neste contexto, o processo de produção por vibro-prensagem garante maior qualidade, uniformidade e coesão da peça de concreto.

Diferentemente de elementos de concreto moldados e produzidos de maneira tradicional, o processo de vibração tem a função de expulsar os bolsões de ar e a prensagem permite a compactação do concreto. Por este processo, é possível desformar a peça logo em sequência e encaminhá-la para o processo de cura.

Características como compactação e uniformidade são essenciais à durabilidade do pavimento intertravado e contribuem para a economia na obra, evitando a quebra das peças e o retrabalho durante a aplicação. Além disso, garante um piso durável, resistente, capaz de suportar os esforços durante a fase de uso.

As peças de concreto de um piso intertravado devem apresentar pouca diferença em suas dimensões e arestas com acabamento de qualidade e poucas rebarbas para garantir uma execução adequada e ágil. Peças com dimensões diferentes, ainda que por questões milimétricas atrapalham a paginação, tornam a execução mais demorada, aumentam o descarte de peças, e acumulam erros, especialmente em pavimentação de grandes áreas.


1. Absorção do concreto

O teste de absorção tem como objetivo indicar a quantidade de vazios existentes na peça. É realizado derramando-se água sobre os blocos posicionados em uma superfície nivelada, ou mergulhando-os em água.

Caso a água derramada não penetre ou tenha dificuldade de penetrar nas peças, estas apresentam poucos vazios internos, ou seja, são peças bem compactadas.

Ao mergulhá-las na água, preste atenção na quantidade de bolhas produzidas. Blocos com muitos vazios internos apresentam grande quantidade de bolhas.

2. Densidade do bloco

O cálculo da densidade, realizado através da divisão da massa do bloco pelo valor do seu volume, também é um indicativo da qualidade do paver. Blocos de boa qualidade devem apresentar densidade maior que 2.200kg/m³.

Para calcular a densidade, utilize uma balança para pesar os blocos a serem analisados, e calcule o volume a partir das medidas de comprimento, largura e altura.

3. Medidas do bloco

As peças do paver não devem apresentar variações maiores que 5mm em sua altura e 3mm em sua largura. A medição de algumas peças para verificação destes padrões garante a escolha de um produto com qualidade de assentamento e aplicação, já que grandes variações podem prejudicar sua execução e desempenho.

4. Acabamento das arestas

As arestas do paver devem apresentar bom acabamento e pequena quantidade de rebarbas, indicando peças bem compactadas. Outra forma de analisar a compactação é bater uma peça contra a outra e analisar o som produzido: peças bem compactadas produzem sons mais estridentes, devido ao reduzido número de vazios internos, enquanto peças porosas apresentam sons mais suaves.

bottom of page