Trago os principais símbolos elétricos utilizados nos projetos e muito cobrados em concursos públicos.
A simbologia elétrica residencial existe justamente para representar os componentes elétricos através de diferentes símbolos dentro de um projeto, ou seja, trata-se de uma representação gráfica e escrita dos elementos que compõem o projeto elétrico residencial.
Ela é necessária porque, tendo em vista que uma planta baixa de um projeto encontra-se sempre em uma escala de representação reduzida, seria impossível retratar os componentes reais de uma instalação elétrica.
Desta forma, para simplificar, muitos acabam recorrendo à utilização das normas ABNT, principalmente a NBR 5444.
Primeiro vamos falor dos condutores, que são os caminhos onde a corrente elétrica percorre até o seu objetivo final, que é a carga. Nos condutores de fase, neutro, terra e retorno, cada traço representa um condutor, e deve se indicar a seção, a seção, nº de condutores, nº do circuito e a seção dos condutores, exceto se forem de eletroduto 1,5 mm².
Já as tomadas são dispositivos conectados à rede elétrica que oferecem um ponto de conexão para dispositivos elétricos e eletrônicos, a fim de evitar a conexão direta deles na rede.
Quantos aos pontos de luz podem ser classificados e representados de acordo com muitos fatores como: potência das lâmpadas, o circuito que a luminária pertence e a quantidade de lâmpadas e outros.
Comments