top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

sistemas estruturais para detenção de águas pluviais


Os sistemas estruturais compõem uma variedade de estruturas cuja finalidade é a de deter e/ou transportar os deflúvios gerados na bacia e também propiciar a infiltração localizada. Essas obras têm a finalidade de reduzir os impactos provocados pela urbanização. Vejamos alguns que são comumente cobrados em provas de concursos públicos


  • Canais verdes

Esse sistema pode se servir de superfícies permeáveis para promover a infiltração da água no solo, reduzindo o impacto do escoamento à jusante. O escoamento na forma de lâmina sobre as superfícies vegetadas possibilita a remoção de alguns tipos de poluentes. Esses canais podem funcionar secos ou com lâmina d’água.


  • Sistemas de biorretenção

Esses sistemas podem compor a paisagem natural da região. Em geral, localizam-se em baixios ou depressões, para onde converge o escoamento gerado na bacia. Reproduzem o ecossistema natural no qual a atividade biológica atua promovendo a filtragem da água.


  • Bacias de detenção

Projetadas para reter parte do volume escoado na bacia a montante, permitem amortecer a vazão máxima escoada em decorrência da chuva na bacia. O objetivo é impedir a inundação de áreas situadas à jusante. Esses sistemas são concebidos para funcionar “em série” com a rede de drenagem, esvaziando-se completamente entre eventos.


  • Vala de infiltração

Esse dispositivo consiste numa vala escavada no solo (profundidade entre 1,0 e 3,5 m) e revestida internamente com uma manta geotêxtil. É preenchida com brita e cria um reservatório subterrâneo em condições de reter o deflúvio. A água armazenada vai se infiltrando no solo através do fundo e das paredes.

bottom of page