top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Telhas: Rascunhos práticos



As telhas podem ser classificadas em 4 tipos


  • Telhas planas de encaixe: telhas cerâmicas planas que se encaixam por meio de sulcos e saliências, apresentando apenas pinos, ou pinos e furos de amarração para fixação na estrutura de apoio.

  • Telhas compostas de encaixe: telhas cerâmicas planas que possuem geometria formada por capa e canal no mesmo componente para permitir o encaixe das mesmas entre si. Composta por pinos ou furos de amarração.

  • Telhas simples de sobreposição: telhas cerâmicas formadas pelos componentes capa e canal independentes. A concavidade ou convexidade define a utilização como canal ou capa respectivamente. O canal deve apresentar pinos, furos ou pinos e furos de amarração para fixação na estrutura de apoio, a capa está dispensada de apresentar furos ou pinos.

  • Telhas planas de sobreposição: telhas cerâmicas planas que somente se sobrepõem e que podem ter pinos para o encaixe na estrutura de apoio ou pinos e furos de amarração

O que é bastante cobrado é a respeito da absorção de água. Saiba que o limite máximo de absorção é de 20% e ademais temos que:


  • a telha não deve apresentar vazamentos ou formação de gotas em sua face interior, sendo tolerado o aparecimento de manchas de umidade

  • A Carga de ruptura de flexão da telha não deve ser inferior a 1000 m

Um outro ponto que também tenho visto sendo cobrado é a respeito das telhas de fibrocimento que é um material a base de cimento com adições minerais (posolônicos ou calcíticos) sem agregados com fibras de reforço distribuídas diretamente pela matriz do cimento Portland.

bottom of page