Os tipos de solo são grandes determinantes das fundações de estruturas e também das próprias edificações a serem erguidas no local. O trabalho de análise do solo procura entender o substrato para aplicar esse entendimento em segurança e estabilidade para os empreendimentos.
Construir nos diferentes tipos de solo requer, portanto, respeitar as limitações do terreno, e é sobre isso que este artigo trata: quais são as melhores fundações a se aplicar nos diferentes tipos de solo.
Os tipos de solo são os arenosos, os argilosos e os siltosos, sendo que no primeiro há predominância da areia, no segundo argila e no terceiro, silte.
Porém, a divisão do solo não é completamente exata, já que na natureza a mistura dos diversos materiais é o que forma o substrato que nós conhecemos como a crosta terrestre. Dessa forma, é incorreto dizer que um solo argiloso é formado completamente por argila, assim como dizer que um arenoso possui em sua composição somente areia.
É tanto possível quanto provável que o solo seja predominantemente arenoso, argiloso ou siltoso, mas isso não significa que não exista argila no solo arenoso nem silte no argiloso. As composições são variadas, e a exatidão, quando raramente encontrada, pode significar a inviabilidade de projetos de construção.
Essa categorização é feita de acordo com o diâmetro dos grãos, e as diferenças você encontra logo abaixo:
Solo arenoso: os componentes da areia possuem diâmetro que varia entre 0,05mm a 4,8mm
Solo argiloso: a argila possui as menores partículas, indivisíveis entre si em condições normais. Seu diâmetro é de até 0,005mm
Silte: Silte é o nome dado a qualquer material mineral que, em sua totalidade e em conjunto natural, seja menor que a areia e maior que a argila. Seu diâmetro comum fica, então, entre 0,005mm e 0,05mm.
ความคิดเห็น