Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Tubulões- O que estudar para concursos de engenharia civil - parte 1

+ Faça o curso de REVIT PARA ARQUITETOS 7.1 por $197. Clique aqui

+ Faça o curso de REVIT PARA ENGENHEIROS 5.0 por $197. Clique aqui

Trata-se de uma fundação profunda escavada manual ou mecanicamente, em que, pelo menos na sua etapa final, há descida de pessoal para alargamento da base ou limpeza do fundo quando não há base.

Neste tipo de fundação as cargas são transmitidas essencialmente pela base a um substrato de maior resistência. Podem ter ou não base alargada. Pode ser executado com ou sem revestimento, podendo este ser de aço ou de concreto. No caso de revestimento de aço (camisa metálica), este poderá ser perdido ou recuperado.

• Antes da concretagem o material de apoio das bases deverá ser inspecionado por engenheiro, que confirmará in loco a capacidade suporte do material, autorizando a concretagem. Esta inspeção poderá ser feita com penetrômetro de barra manual. A concretagem é feita com o concreto simplesmente lançado da superfície, através de funil com comprimento mínimo de 1,5m. Muito cobrado em provas, ok

• Custos de mobilização e desmobilização são menores que os "bate-estaca"

• Pouca vibração e ruídos

• As escavações podem atravessar solos com pedras e matacões

• Possibilidade de apoiar o pilar em um único fuste, eliminando blocos de coroamento

Outras considerações que foram cobradas em provas

• Proibido o trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulações adjacentes, sejam estes trabalhos de escavação ou concretagem

• Proibida a abertura simultânea de bases tangentes

• Consumo de cimento não inferior a 300 kg/m3;

• abatimento ou "slump test": entre 8 e 12 cm;

• Agregado: diâmetro máximo 25mm (brita 2);

• Fck > 20 MPa aos 28 dias.

• Não é necessário o uso de vibrador (concreto autoadensável)

Tubulões a Céu Aberto

Este tipo de fundação é escavado manual ou mecanicamente (perfuratrizes), empregado acima do lençol freático (ou mesmo abaixo dele nos casos em que o solo se mantenha estável sem risco de desmoronamento e seja possível controlar a água do interior do tubulão) e como já supramencionado, pode ser executado com ou sem revestimento e ainda de aço ou concreto. .

• Os tubulões devem ser dimensionados de maneira que as bases não tenham alturas superiores a 1,8 m.

• Necessário sondagem ou estudo geotécnico local para profundidades superiores a 3 m

Tubulões a Ar Comprimido

Este tipo de solução é empregado sempre que se pretende executar tubulões abaixo do nível d'água em solos que não se mantêm estáveis sem risco de desmoronamento e não seja possível controlar a água do interior do tubulão.

A escavação do fuste destes tubulões é sempre realizada com auxílio de revestimento que pode ser de concreto ou de aço (perdido ou recuperado)e a adaptação de um equipamento pneumático que permita a execução a seco dos trabalhos, sob pressão conveniente de ar comprimido.

Atente-se para o conceito de campânula- impede a entrada de água em seu interior

• Bases poderão ter alturas de até 3 m, desde que as condições do maciço permitam ou forem tomadas medidas para garantir a estabilidade da base durante sua abertura.

• Profundidade limitada a cerca de 30 m abaixo do nível da água

• Só se admitem trabalhos com pressões superiores a 0,15 mpa e máximas de 0,3 mpa (3 atm) e considerando as seguintes providências

a) equipe permanente de socorro médico à disposição na obra;

b) câmara de descompressão equipada disponível na obra;

c) compressores e reservatórios de ar comprimido de reserva;

d) renovação de ar garantida, sendo o ar injetado em condições satisfatórias para o trabalho humano

Pessoal, o que disse acima é geralmente o que é mais cobrado em concursos, mas é de extrema necessidade que vocês entendam o processo executivo e para isso o ideal é ver vídeos e ler o detalhamento completo. Irei disponibilizar o processos executivo de cada tubulão em outro post, ok....Procurem na sequência

Estudem muito, mas que seja prazeroso