top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Tubulões- O que estudar para concursos de engenharia civil - parte 3


Continuando nosso estudo, vamos agora entender o processo executivo dos tubulões sob ar comprimido


  • Escavação do fuste e alargamento da base

A escavação do fuste destes tubulões é sempre realizada com auxílio de revestimento que pode ser de concreto ou de aço (perdido ou recuperado). Adapta-se um equipamento pneumático (figura a seguir) que permita a execução a seco dos trabalhos, sob pressão conveniente de ar comprimido e deve ter dimensões maiores do que o diâmetro do revestimento.


Deve-se concretar o revestimento de concreto ou aprumado o revestimento metálico diretamente sobre a superfície do terreno, tomando cuidados com o prumo e alinhamento da camisa. Os próximos segmentos do revestimento metálico ou de concreto devem ser soldados ou concretados a medida que a escavação manual do poço vai sendo realizada.


Ao atingir o nível d’água deve-se realizar a instalação da campânula de ar comprimido no topo da camisa para permitir a execução dos trabalhos a seco. Se a camisa for de concreto, aplicar a pressão de ar comprimido somente quando o concreto atingir a resistência especificada em projeto.


Repare na imagem que atingida a cota prevista para a implantação da camisa abre-se a base, que é escavada manualmente. Durante esta operação, a camisa deve ser escorada de modo a evitar sua descida.



  • Colocação da armadura e concretagem


A armadura de ligação fuste-base é colocada pela campânula e montada no interior do tubulão (deixando-se aberturas na armadura de pelo menos 30 cm x 30 cm). Em obras dentro d’água a camisa pode ser concretada sobre estrutura provisória e descida até o terreno com auxilio de equipamento, ou concretada em terra e transportada para o local de implantação. O mesmo procedimento pode ser adotado para camisas metálicas. O concreto é lançado através do cachimbo de concretagem da campânula.



bottom of page