top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Curva ABC


É comumente utilizado no controle de estoque, embora tenha outras aplicações. Na prática, a curva ABC ajuda as empresas a identificarem os produtos mais valiosos (em relação à demanda dos clientes) com objeto a ser controlado.


As faixas A e B respondem juntas por 80% do custo da obra, embora reúnam cerca de 20% apenas dos itens. A curva ABC um é o orçamento organizado de modo a destacar os itens, insumos, mão de obra e equipamentos que mais pesam no custo total de uma obra ou de um serviço. A curpa ABC pode ser usada em outras partes da empresa, como para identificar os melhores clientes e fornecedores mais importantes. Lembre-se que podem haver variações nos preços de insumos necessários para a obra, o que pode ocasionar mudanças significativas no custo total do empreendimento no caso do aumento do preço de determinado insumo duração da obra, assim a construtora pode requerer um reajuste contratual para realinhar os preços. A curva ABC de insumos avalia o valor do reajuste solicitado está de acordo com o aumento do insumo a curva ABC e isto ajuda o gestor da obra a avaliar os itens


Reforço que a curva ABC é a classificação dos dos itens em ordem decrescente de importância relativa, expressa informa percentual. Muitos autores utilizam o princípio de Pareto para exemplificar: cerca de 20% dos serviços são responsáveis por 80% dos custos do empreendimento 


 Princípio de Pareto:

  • a regra 80/20 sugere reduzir o nível de diversificação que se procura com investimentos. Deve ser dado uma atenção cuidadosa ao mix global do portfólio, se apenas 20% dos investimentos geram 80% dos resultados.

  • 80% do custo do projeto está relacionado à 20% das tarefas ou 80% do prazo está relacionado à 20 % das tarefas.

  • deve-se selecionar os principais riscos que representam o maior potencial de danos (dado a probabilidade de ocorrência) e focalizar as atividades de monitoramento e planejamento de riscos nesses itens, não ignorando os outros mas, distribuindo o seu foco proporcionalmente.


Bom, de uma maneira geral, várias bibliografias referentes ao assunto tendem a trazer valores de porcentagem que variam muito em relação à porcentagem para cada item. Tenha em mente, na hora de realizar uma questão de prova, que a ordem dos insumos é sempre da mais importante para a menos importante (DE A PARA C). Lembre-se que a curva ABC serve para hierarquizar insumos, priorizar negociar ações a avaliar o impacto do aumento dos preços no decorrer da obra. Sempre a ordem é decrescente: o item A é o mais importante, assim sendo, convém o gerente da obra fazer as negociações.


A curva ABC de serviços é obtida a partir da planilha orçamentária da obra, na qual os itens do orçamento então ordenados por sua importância relativa de preço total em ordem decrescente.


Lembrar que:


1) ORDEM DECRESCENTE;


2)É CUSTO TOTAL, NAO UNITÁRIO!! ITEM PODE CUSTAR 0,50 MAS EM GRANDE ESCALA PODE GERAR GRANDE IMPACTO;


3) EXPRESSA EM PERCENTUAL;


4) Princípio de Pareto




a faixa A representa serviços que representam um percentual acumulado de 50% do valor total do orçamento,


a faixa B que se situa entre os percentuais acumulados de 50% a 80%, ou seja, representa itens que representam 30% do valor orçamentário total e, por fim,


Faixa C que contém os serviços situados entre os percentuais de 80% a 100%.


Posts Relacionados

Ver tudo

COESÃO X COERÊNCIA

A Coesão e a Coerência são mecanismos fundamentais na construção textual. Mas lembre-se que um texto coeso nem sempre é um texto coerente.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page