top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Muros de gravidade


Muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Por sua vez, os muros de gravidade são também estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio. Geralmente, são utilizadas para conter desníveis pequenos ou médios, inferiores a cerca de 5m.


Muito cobrado em provas é a verificação do fator de segurança que deve ser de:


DESLIZAMENTO DA BASE: 1,5

TOMBAMENTO: 2,0

CAPACIDADE DE CARGA DE FUNDAÇÃO: 3,0


Vamos ver neste post, alguns tipos de muros mais usuais


  • Muros de alvenaria de pedra

Os muros de pedra sem argamassa devem ser recomendados unicamente para a contenção de taludes com alturas de até 2 metros. Nesse caso, a base do muro deve ter largura mínima de 0,5 a 1,0 metro e deve ser apoiada em uma cota inferior à da superfície do terreno, de modo a reduzir o risco de ruptura por deslizamento no contato muro-fundação. Quanto a taludes de maior altura (cerca de 3 metros), deve-se empregar argamassa de cimento e areia para preencher os vazios dos blocos de pedras


  • Muros de concreto ciclópico ou concreto gravidade

O muro de concreto ciclópico é uma estrutura construída mediante o preenchimento de uma fôrma com concreto e blocos de rocha de dimensões variadas. Devido à impermeabilidade deste muro, é imprescindível a execução de um sistema adequado de drenagem. Viáveis apenas quando a altura não é superior a cerca de 4 metros. O muro de concreto ciclópico é uma estrutura construída mediante o preenchimento de uma fôrma com concreto e blocos de rocha de dimensões variadas. Assim como qualquer muro de contenção, este deve ser provido de dispositivos de drenagem



  • Muros de gabiões

Os muros de gabiões são constituídos por gaiolas metálicas preenchidas com pedras arrumadas manualmente e construídas com fios de aço galvanizado em malha hexagonal com dupla torção. As dimensões usuais dos gabiões são: comprimento de 2 metros e seção transversal quadrada com 1 metro de aresta. No caso de muros de grande altura, gabiões mais baixos (com altura igual a 0,5 metro), que apresentam maior rigidez e resistência, devem ser posicionados nas camadas inferiores, onde as tensões de compressão são mais significativas. III. Nos muros de gabiões, a rede metálica que compõe os gabiões apresenta resistência mecânica elevada. No caso da ruptura de um dos arames, a dupla torção dos elementos preserva a forma e a flexibilidade da malha, absorvendo as deformações excessivas. O arame dos gabiões é protegido por uma galvanização dupla e, em alguns casos, por revestimento com uma camada de PVC. Esta proteção é eficiente contra a ação das intempéries, de águas e de solos agressivos. As principais características dos muros de gabiões são a flexibilidade, que permite que a estrutura se acomode a recalques diferenciais e a permeabilidade.




  • Muros em fogueira (“crib wall”)

São estruturas formadas por elementos pré-moldados de concreto armado, madeira ou aço, que são montados no local, em forma de “fogueiras” justapostas e interligadas longitudinalmente, cujo espaço interno é preenchido com material granular graúdo e capazes de se acomodarem a recalques das fundações.




  • Muros de sacos de solo-cimento

São constituídos por camadas formadas por sacos de poliéster ou similares, preenchidos por uma mistura cimento-solo da ordem de 1:10 a 1:15 (em volume). No local de construção de um muro de sacos de solo-cimento, os sacos são arrumados em camadas posicionadas horizontalmente e, em seguida, cada camada do material é compactada de modo a reduzir o volume de vazios. O posicionamento dos sacos de uma camada é propositalmente desencontrado em relação à camada imediatamente inferior, de modo a garantir um maior intertravamento e, em consequência, uma maior densidade do muro. A compactação é em geral realizada manualmente com soquetes. . A técnica de construção de muros de arrimo de sacos de solo-cimento tem se mostrado promissora devido ao baixo custo e pelo fato de não requerer mão de obra ou equipamentos especializados. Um muro de arrimo de solo-cimento com altura entre 2 e 5 metros tem custo inferior ao de um muro de igual altura executado em concreto armado e, ainda, conta com vantagens adicionais, como a facilidade de execução do muro com forma curva (adaptada à topografia local) e a adequabilidade do uso de solos residuais.




  • Muros de pneus

Os muros de pneus são construídos a partir do lançamento de camadas horizontais de pneus, amarrados entre si com corda ou arame e preenchidos com solo compactado.



bottom of page