top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Segurança contra incêndios: Extintores


Os extintores de incêndios podem sem portáteis (manual) com até 20 kg e sobre rodas com até 50 kg, que somente serão admitidos nos cálculos das unidades extintoras, quando estas puderem acessar qualquer parte da área a ser protegida, sem impedimentos de portas, soleiras, degraus....


Os incêndios são classificados em classes, dependendo do tipo de material combustível. As características de queima de cada material, necessitam de tipos diferentes de agentes extintores. Por isso, é muito importante saber identificar o material que está sendo queimado para assim saber usar o extintor correto.


1.Tipos de extintores

  • ÁGUA: Age por resfriamento. São utilizados em incêndios Classe A.

  • GÁS CARBÔNICO (CO2): O gás age por abafamento, extinguindo o oxigênio do local, impossibilitando assim, que a reação do fogo ocorra. São indicados para incêndios classe B e C. E estes são exatamente os casos em que a água não surte efeito, líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos.

  • PÓ QUÍMICO BC: São utilizados para as mesmas classes de incêndio (B e C) que o extintor de CO2. Mas ao invés de agir por abafamento, age por meio de reações químicas do bicarbonato de sódio.

  • PÓ QUÍMICO ABC: Este é o agente químico mais completo. Pode ser utilizado em qualquer classe de incêndio. Ele extingue o fogo através do abafamento por fosfato monoamônico.

  • ESPUMA MECÂNICA: Combatem as classes de incêndio A e B. São muito utilizados em locais que possuem armazenagem de líquidos e gases inflamáveis. A espuma age por resfriamento e abafamento.


O quadro de instrução do extintor deve ficar posicionado na frente do equipamento quando já instalado, sendo que deve haver ao menos um extintor instalado a no máximo 5 metros de distância da porta de entrada principal do edifício, do pavimento ou da área de risco. Quando os extintores forem instalados em abrigos, estes não devem ser fechados à chave e devem possuir superfície transparente para fácil visualização do extintor.

bottom of page