top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS: O QUE ESTUDAR PARA AS PROVAS DE CONCURSOS DE ENGENHARIA CIVIL




Os custos diretos e indiretos são frequentemente cobrados em provas de engenharia civil, sendo assim, é de suma importância o seu estudo e entendimento. Para começar, entenda que os custos diretos e indiretos são os custos definidos no orçamento de obra que estão relacionados com a execução de um determinado serviço.


Custos diretos são mais fáceis de serem previstos, pois estão diretamente ligados com o projeto, os produtos e a construção. Já os custos indiretos são mais difíceis de prever, pois eles não afetam diretamente o projeto ou a obra, mas exercem sua influência sobre o valor da obra e do projeto de forma indireta.



Podemos considerar que o Custo direto é tudo o que está relacionado diretamente com a execução de um serviço na construção civil e pode ser obtido através de itens facilmente mensuráveis na unidade de medição e pagamento de serviços.

  • Materiais de consumo: tijolos ou blocos, argamassas, cimento, areia, brita, tintas...

  • Mão de obra: pedreiros e serventes, armadores .... ( juntamente com seus encargos sociais )

  • Equipamentos: aluguel de betoneira....

  • Serviços empreitados

São encargos sociais aqueles exigidos por leis trabalhistas e previdenciárias ou resultantes de acordos sindicais (FGTS, INSS, INCRA, auxílios, férias, refeição, transporte)



São aqueles custos que não é possível a sua visualização no canteiro de obras pois não está diretamente relacionado a execução do serviço. São gerados por elementos que auxiliam na execução dos serviços, mas não ficam incorporados à obra, embora as suas definições são necessárias pois influenciam no custo total de execução. Para melhorar o entendimento, vamos separa-los por categorias.


Gerados por elementos localizados no canteiro de obras

  • Profissionais da administração: engenheiros, mestres de obras e outras funções administrativas

  • Equipamentos de difícil alocação

Ocorrem no escritório central


  • Administrativos: Gerados por despesas com a manutenção do escritório central da construtora (materiais de consumo, veículos, manutenções, alugueis ...

  • Comerciais: Provenientes de todas as atividades do departamento comercial da empresa (marketing, vendas, consultorias)

  • Tributários: Gerados por obrigações tributarias da empresa ( despesas cartoriais, impostos ISS, CONFINS, PIS, anuidades, taxas municipais, multas...

  • Financeiro: São os custos oriundos de todas as operações financeiras (empréstimos, documentos emitidos por entidades financeiras, juros de aquisição de maquinários...


Custos diretos e indiretos
.pdf
Download PDF • 445KB

bottom of page