Slump test
Executado sempre no momento em que o concreto está sendo descarregado do caminhão betoneira, o abatimento de tronco de cone, mais conhecido como “Slump Test” consiste na verificação das propriedades solicitadas do concreto armado no estado fresco. É o nome dado ao ensaio que se faz com o concreto no estado plástico para medir a sua consistência. Quant mais seco o concreto estiver, menor será o seu slump test e mais difícil será a a sua aplicação.
Procedimentos para execução do Slump Test:
Coletar a amostra de concreto;
Colocar a fôrma tronco-cônica sobre uma placa metálica bem nivelada e apoiar os pés sobre as abas inferiores do cone;
Preencher o cone com a primeira camada de concreto e aplicar 25 golpes com a haste de socamento, atingindo a parte inferior do cone;
Preencher com mais duas camadas, cada uma golpeada 25 vezes e sem penetrar a camada inferior;
Após a compactação da última camada, retirar o excesso de concreto, alisar a superfície com uma régua metálica e em seguida retirar o cone; Colocar a haste sobre o cone invertido e medir o abatimento (a distância entre o topo do molde e o ponto médio da altura do tronco de concreto moldado).

Pra executar o ensaio de abatimento, deve-se coletar a amostra de aproximadamente 30 litros de concreto após ter descarregado cerca de 0,5 m3 do concreto.
Um concreto de Slump alto é, em geral, fácil de ser lançado e adensado e, portanto, considerado de boa “trabalhabilidade”.
Trabalhabilidade é a energia necessária para manipular o concreto fresco sem perda considerável da homogeneidade e depende, além da consistência do concreto, de:
Características da obra e dos métodos adotados para o transporte,
Lançamento e adensamento do concreto
Consumo de cimento
Fator água/cimento
Relação agregado/cimento
Adições e aditivos