Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Tipos de plantas: O que estudar para concursos de engenharia civil

Existem inúmeras plantas que auxiliam a construção de uma edificação. Neste post, deixo para vocês, os conceitos das que vêm sendo as mais cobradas.

• Planta isométrica: representação gráfica do tipo perspectiva em que o desenho reproduz todos os elementos do projeto com pontos de fuga. Muito usada para mostrar instalações hidráulicas.

• Planta de locação: planta de arquitetura que deve ser apresentada com dimensões do terreno de acordo com o registro de imóveis contendo: cotas de afastamento da edificação ao limite do terreno e acessos da rua para a calçada e da calçada para o estabelecimento a ser construído. É uma planta onde se fixam as quotas dos elementos da fundação e infraestrutura com relação às divisas do terreno e ao alinhamento das vias públicas.

• Planta de situação: é a planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina. Estabelece a posição do edifício dentro do lote, fixando os recursos e alinhamentos

• Planta de cobertura: projeção horizontal das formas dos inclinados (águas), cujas interseções é dada por traços contínuos

• Planta de fachada: representação gráfica de planos externos da edificação

• Planta de edificação: Vista superior do plano secante horizontal localizado a aproximadamente 1,50 m do piso em referência, sendo que a altura pode variar