top of page

Bem-vindo ao blog da Plataforma Engo

Aqui você vai encontrar os mais diversos posts voltados para o ramo da construção civil!

Novidades e inovações na construção civil

Dicas de técnicas de trabalho

Materiais de estudo para concursos

e muito mais...

Design sem nome (7).png
Design sem nome (8).png

Vergas e contravergas: O que estudar para concursos de engenharia civil


As vergas e contravergas são aquelas vigas para a distribuição de cargas e tensões em vãos como portas e janelas. As vergas e contravergas podem ser pré-moldadas ou fabricadas na obra. Quando feitas in loco, normalmente são em construções de pequeno porte, necessitando-se a utilização do bloco canaleta ou moldadas em formas. Já as pré-moldadas são usadas em maiores obras, em que normalmente os vãos são submetidos tensões um pouco mais elevadas. De acordo com Zulian, Doná e Vargas (2002) vergas de até dois metros podem ser produzidas no próprio canteiro de obra ou também recorrer a pré-moldadas.


As vergas e contravergas devem ser calculadas como vigas quando o vão for maior que 2,40 m.


Segundo a norma 8545 de 1984, as vergas e contra-vergas devem exceder a largura de pelo menos 20 cm de cada lado e devem ter altura minima de 10 cm. Quando os vãos forem relativamente próximos e na mesma altura, recomenda-se uma única verga sobre todos eles.


Outros autores fazem a recomendação de que tanto as vergas quanto as contra vergas devem ter um comprimento maior que a abertura e serem apoiadas dos dois lados na alvenaria de no mínimo 30 cm para as contra vergas e 20 cm para as vergas de cada lado de apoio (Já vi cobrado assim em provas, fique atento!).


Fique atento!

  • Largura mínima: 20 cm

  • Altura mínima: 10cm

  • sobras laterais recomendadas: 30cm para contravergas

20 cm para vergas


Questões de concursos vão, na maioria das vezes, cobrar vergas e contravergas associadas às fissuras de 45º


  • Vergas e contravergas têm a função de evitar fissuras ao distribuir as tensões e atuações de cargas ou sobrecargas verticais concentradas nos "cantos dos vãos"


bottom of page